5 séries que elevam e ensinam empoderamento feminino

Empoderamento feminino, um assunto tão abordado e importante nos dias atuais!

Empoderar faz parte de uma luta coletiva que leva a união e conscientização para determinado tema, e o fato de isso acontecer no universo feminino, auxilia as mulheres na luta contra o machismo e opressão.

Como o empoderamento feminino pode frear o aquecimento global

Parece surreal mas ainda nos dias atuais nós mulheres precisamos batalhar por lugar de fala, posições de destaque no mercado de trabalho, desexualização de nossa imagem, independência física e financeira e abusos físicos e verbais por parte de uma sociedade que desenvolveu um senso comum de achar que a mulher precisa ser obediente, diminuida e muitas vezes explorada ficando no seu papel de mãe, esposa e cuidadora.

E para ressignificar esse comportamento e pensamento não só nos homens e nas gerações mais antigas, mas também e muitas de nós mulheres, é importante tomarmos conhecimentos, lermos a respeito da luta feminista – em todas as suas nuances -, conhecer a história e papel da mulher na sociedade, e para isso, temos não somente livros, palestras, workshops e uma série, mas também recursos de lazer que podem nos ensinar um pouco sobre esse assunto. As séries de TV são grande exemplos de meios de conhecimento…

Netflix eager to restart production, has enough new content for 2020

Pensando nisso e no final de semana que já chegou, vim indicar algumas séries que assisti e achei super bacana linkando com esse tema do Empoderamento Feminino.

São séries com mulheres como protagonistas em histórias fortes, com conteúdo e daqueles que nos faz se identificar com os personagens e abrir nossa mente para a realidade e transformação feminina, em todas as suas vertentes.

Coisa Mais Linda

Da lista que apresento aqui pra vocês, essa foi a última que assiti!

É uma minisérie nacional – 2 temporadas e 13 episódios – com ótimas atrizes atuando perfeitamente em seus papéis. “Coisa mais linda” basicamente já tem como objetivo e tema da série o empoderamento feminino!

É uma série de época que retrata o tratamento com as mulheres em algumas décadas passadas e tem como personagens principais 4 mulheres que constrõem suas vidas e histórias na busca por independência, autoridade e autoestima, abordando tanto e cenários das relações afetivas, quanto a mulher nas diferentes classes sociais e também o espaço no mercado de trabalho. Vale a pena!

Anne with an E

Pensa numa série que encanta! Além de cenografia e fotografia impressionáveis. A série é uma adaptação da obra literária da escritora canadense  L. M. Montgomery que conta a história de uma menina orfã adotada por um casal de irmãos – que na realidade buscavam adotar um menino! A história se passa no final de século 19 e é perfeita em abordar com leveza temas polemicos e atuais como machismo, bullying, adoção, preconceito, desigualdade, homossexualidade e padrões familiares.

É daquelas que mexe com o inconsciente, sabe? Sem querer e perceber você da novos significados a alguns temas que exigem muito estudo! Eu amei!

Madame CJ Walker

A minisérie Madame CJ Walker aborda uma história real do século 20 sobre a primeira mulher negra e americana a se tornar milionário.

Além de uma protagonista forte e a abordagem de temas como feminismo, racismo e diversidade, a série é um banho de inspiração sobre empreendedorimos feminino.

How to get away with murder

Minha favorita da vida! Essa série não é exatamente uma abordagem sobre feminismo ou tema do tipo, mas a narrativa é surpreendente, daquelas que te prende e esse fato acontece muito por conta da magnifica atriz Viola Davis no papel da advogada e professora Annalise Keating.

A protagonista é de uma força, brilhantismo e ao mesmo tempo mistério, uma hora você ama na outra você odeia mas o principal de tudo é admiração que a série nos cria por uma mulher, advogada, negra, professora e solteira nos fazendo inconsientemente repensar sobre os poderes, forças e papéis femininos. Sensacional!

The Handmaid´s Taile

Confesso que essa ainda não assisti, mais por todas as suas premiações, sucesso de críticas e resenhas positivas, achei que vale indicar!

A história da série é uma distopia, que aborda um mundo onde as mulheres são inférteis e o governo extremamente autoritário passa a subjulga-las de forma que as impedenm de trabalhar, possuir propriedades ou sequer ler. As mulheres fecundas são chamadas de “aias” (handmaids) e são submetidas a estupros ritualísticos a fim de engravidar.

Apesar de uma narrativa irreal, a mensagem é extremamente real e atual!

Gostaram das dicas?

Me contem se assistirem e deixem aqui mais dicas de séries com empoderamento feminino

Beijos,

Mari

Mariana Henriques

"Geminiana com Ascendente em Aquário e Lua em Câncer, essa sou eu, a Mari! Formada em Comunicação Social desde 2014

Perguntas?

Colaboradores