Foxy Eyes: a tendência de beleza mais polemica dos últimos temos
Já ouviu falar de Foxy Eyes?
O efeito significa “Olhos de Raposa” e promove um alongamento no olhar, dando a impressão de olhos mais puxado e causando um efeito “sexy” e feminino.
A técnica para alcançar o foxy eyes já era bem conhecida no mundo da make através de linhas feitas com delineador e/ou sombra. Quem aposta nesse tipo de delineado há anos é a cantora Sandy.

Sandy inclusive ficou conhecida por ensinar a fazer esse seu delineado em vídeos e programas de TV. O design começa desde o cantinho interno do olho ( famoso “delineado egípcio”) e termina no canto externo com traço mais grosso e bem alongado.
Ao longo do tempo a técnica veio ganhando mais aprimoramento e hoje tem sido feita com sombras esfumadas – até coloridas – e iluminador.

Nessa semana, a influencer Helena Lunardelli postou em seu perfil do instagram um tutorial com Foxu Eyes bem intenso:
Até aí, tudo bem! De fato é um belo truque de make para deixar o olhar mais “fatal”, mas recentemente surgiu uma polemica em torno do “Foxy Eyes” pois algumas celebs e influencers apostaram nos olhos alongados de forma permanente. Sim! O Foxy Eyes virou também o nome de um procedimento estético com efeito “lifting” que serve justamente para levar o olhar, e claro que as precursoras dessa “tendência” seriam as irmãs Jenner e Haddid!

E aqui no Brasil uma influencer que assumiu ter feito o procedimento Foxy Eyes (e postou todo o processo) foi Flavia Pavanelli.

Após estourar essa tendência estética, varias polemicas surgiram na internet por considerar o procedimento uma forma racismo e apropriação cultural, já que pode “imitar” os olhos das asiáticas.
Muitas citações diziam que os asiaticos sofrem preconceitos por todo o mundo, e quando esse olhar puxado é colocado nos olhos de pessoas ocidentais vira “tendência”.
De qualquer maneira, pode ser uma tendência bem perigosa para incluir no rosto em longo prazo, assim como na moda, o mundo da beleza também é muito ciclico e mudar o olhar pode causar sérias alterações na harmonia do rosto.
Qual é a sua opinião sobre isso?
Beijos,
Mari