Coloração Pessoal: A make ideal para cada tipo de cartela

Você já sabem que estou em um mergulho profundo no mundo das cores desde que me formei em Coloração Pessoal! Sigo cada vez mais apaixonada por esse processo de autoconhecimento que nos traz autoestima e valorização.

Para quem não sabe, a Coloração Pessoal é a descoberta das cores da sua essência…. feito a sua análise com alguma profissional, você descobre as cores que mais te favorecem e consequentemente exaltam os seus pontos fortes, as cores de sua cartela terão o poder até mesmo de amenizar qualquer mancha, espinha, olheira, linha de expressão que você tenha em sua beleza.

Eu (@_marihenriques) com a minha cartela de cores: Primavera Clara!

As cartelas de cores do Método Sazonal Expandido são divididas em 4 estações e 3 dimensões especificas – para cada estação! O estudo que relaciona as cartelas com estações do ano configurou as cores a partir de: temperatura (quente ou fria), intensidade (brilhante ou suave) e profundidade (escura ou clara), análisando que essas 3 dimensões podem ser vistas nas paisagens de cada uma das 4 estações de maneiras diferentes, e essas mesmas características também podem ser encontradas na beleza de cada uma de nós.

Vou focar nas 4 estações, citando as principais características de cada uma delas, as belezas que mais se encaixam nessa cartela/estação e então relacionarei com os tipos ideais de make para que sejamos assertivas ao escolher nossos produtinhos de beleza a fim de enaltecer nossos pontos forte!

OUTONO

paisagem-de-outono-wallpaper

No Outono a natureza nos presenteia com cores quentes (o que não tem a ver com o clima da estação e sim com a temperatura das cores), escuras (pela incidência de luz mais baixa) porém mais suaves/esmaecidas. As pessoas de cartela de Outono tendem a ter uma personalidade mais estável, resiliente, mas também diplomática. É a estação dos tons mais terrosos…

As pessoas de beleza outonal possuem pele quente com aspectos mais dourado (ficam bronzeadas com facilidade!), cabelos costumam ser em tons médios para escuros com fundo mais dourado ou acobreado e olhos também em tons mais escuros (mesmo que verde e azul)

outono puro | Paleta de cores outono, Coloração, Cores

Para continuar valorizando e replicando a beleza natural, as mulheres de Outono devem investir em bases/corretivos mais quentes com tons mais de bronze/dourado, assim como sombras e batons podem ser mais escuros mas se preferir nude, optar pelos nudes mais beges. Blush devem ser também mais dourados ou avermelhados, assim como os iluminadores. Porém toda essa beleza deve ser mais suave, sem muito brilho, ou iluminador no pigmento de suas makes!

Jessica Alba Wears Honest Beauty Looks for Shape Magazine | Fashion Gone Rogue
Jessica Alba é um exemplo de cartela de Outono!

INVERNO

O que levar na mala para Suécia no inverno - Oficina de Inverno

O inverno é a estação de maior contraste, enquanto o céu fica mais escuro e a paisagem ganha mais sombras, também podemos ver cores claras na (como a neve ou geada, por exemplo), a temperatura das cores é mais fria mas a intensidade é mais alta, vemos cores com mais vivacidade/vibrancia. Naturalmente as pessoas dessa cartela também possuem alto contraste (ex: pele clara e cabelos/sobrancelhas escuros), pele em tom mais frio ou rosado, pelos e cabelos mais acinzentados/pretos do que castanhos.

Tendem a ser pessoas mais dominantes, intensas e impulsivas.

Inverno Puro | Cores frias, Coloração, Cores de olhos

Na make, devem investir em bases/corretivos com fundo mais frio/cinzo, blushs mais vinho ou rosa e seguram muito bem batons escuros, como um roxo mais escuro – quase vinho, assim como se favorecem com lápis, rímel e delineadores mais escuros/pretos, confirmando sua alta profundidade.

Como usar a cartela de cores Inverno Puro / frio - Fê Ronconi

PRIMAVERA

Tirocini all'estero di primavera - Informagiovani Ancona

A primavera é a estação das flores, do colorido e da alegria. Nesse período a paisagem fica mais quente, viva (cores intensas/vibrantes) e claras (com mais incidência de luz), por isso as pessoas dessa cartela possuem uma beleza de pele mais dourada/quente, cabelos podem ser claros ou escuros mas costumam ter um tom mais acastanhado avermelhado, olhos intensos em cores mais claras e um contraste de médio a baixo.

ANÁLISE CROMÁTICA-CARTELA PRIMAVERA PURA | Paleta de cores outono,  Coloração, Cores

Assim como as pessoas de Outono, quem for de cartela de Primavera deve apostar em uma pele mais dourada/bronzeada com bases e iluminadores de fundo mais quente/amarelado/dourado. Blushs em tons mais pêssego/vermelho, batons de cores mais claras mas sempre puxando para o avermelhado ou marrom, podem abusar dos iluminadores e de preferência nos com pigmentos mais dourados, porém no rímel, delineador ou lápis, preferir os de tons mais marrons do que preto, sombras acobreadas!

Marina Ruy Barbosa, Emma Stone e mais celebridades ruivas para se inspirar!  - Estrelando

VERÃO

Painel Festa Paisagem Praia Verão Mar Landscape Ilha 3x2 no Elo7 | Winn  Festas (E5B7D9)

O verão desenvolve na natureza paisagens com cores mais claras (pela maior incidência de luz), fria (temperatura da cor, nada tem a ver com a temperatura da estação) e suaves, apesar da claridade, a beleza é mais esmaecida trazendo mais afinamento ao olhar. Por isso é que no teste de coloração, pessoas de cartelas de Verão podem ter uma personalidade mais refinada, feminina e detalhista (mas não é regra).

As pessoas de cartela de Verão possuem pele mais rosada (subtom frio), cabelos em sua maioria mais claros, mas se forem escuros devem ser mais acizentados do que acastanhados e contraste (diferença de tom entre pele, cabelos e sobrancelha) em sua maioria de médio para baixo, ou seja, com tons muito semelhantes.

Essas são as nuances de uma cartela de verão, e são esses tons que mais armonizarão no visual, ajudando a definir a make!

Assim como a estação, a maquiagem das pessoas de verão deve ser mais suaves (sem muito contorno ou brilho), priorizando o aspecto natural da beleza. Bases e corretivos devem ter fundos mais cinzas do que bege/pêssego, prioridade para batons mais rosados, assim como os blushs que devem ser mais rosa do que vermelho/pêssego. O preto é uma cor que não está nessa cartela, por isso para rímel, lápis ou delineador, o ideal é priorizar cores mais cinzas.

Você conhece sua cartela?

Se sim, conta aqui qual é e quais são seus produtinhos de make preferidos!

Beijos,

Mari

Mariana Henriques

"Geminiana com Ascendente em Aquário e Lua em Câncer, essa sou eu, a Mari! Formada em Comunicação Social desde 2014

Perguntas?

Colaboradores